Fundação Dom Cabral
8DB8C7

Centros de Referência em Inovação

Conheça as comunidades de prática da FDC sobre gestão da inovação.

​Os Centros de Referência em Inovação (CRI) são comunidades de prática sobre gestão da inovação. Funcionam como um fórum por meio do qual gestores compartilham suas melhores práticas, debatem temas desafiadores e interagem com diferentes agentes da comunidade empresarial. Atualmente o Núcleo conta com o Centro de Referência em Inovação de Minas Gerais (CRI Minas) e o Centro de Referência em Inovação Nacional (CRI Nacional). Cada CRI possui cinco reuniões ao longo do ano, que têm por objetivo buscar a troca de experiências, o desenvolvimento de conhecimento e o aperfeiçoamento das atividades de inovação.



 

The key future issues impacting corporate innovation by 2020 - Gerd LeonhardApresentação feita por Gerd Leonhard no encontro CRI Nacional realizado no dia 13 de julho de 2016.
Baixe o PDF
Estudos Teóricos Referenciais Educação Empreendedora - Parceria SebraeRelatório da Pesquisa Bibliográfica sobre Empreendedorismo e Educação Empreendedora.
Baixe o PDF
Produtividade e Inovação no BrasilBOLETIM: Janeiro/2016 PESQUISA DE PRODUTIVIDADE
Baixe o PDF
Produtividade e comportamento do setor industrialBOLETIM: fevereiro/2016 PESQUISA DE PRODUTIVIDADE
Baixe o PDF
O que seria a indústria 4.0?BOLETIM: Fevereiro/2016 PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO
Baixe o PDF
Relatório CRI Minas - 2 de março de 2016Relatório do primeiro encontro do CRI Nacional no ciclo de 2016, realizado no dia 02 de Março de 2016. O evento contou com participantes de 18 empresas diferentes compondo um grupo de quase 43 pessoas no total.
Baixe o PDF
A Alma da LiderançaApresentação do prof. Vanderlei Soela no encontro CRI Minas do dia 2 de março
Baixe o PDF
Apresentação CRI Minas 2 de março de 2016Apresentação inicial feita por Ana Burcharth no encontro CRI Minas de 2 de março de 2016.
Baixe o PDF
Relatório CRI Nacional do dia 9 de março de 2016Relatório do encontro do CRI Nacional do dia 9 de março de 2016.
Baixe o PDF
Inovação, Projetos e PortfólioApresentação de Myrian Moura no encontro CRI Nacional do dia 9 de março de 2016
Baixe o PDF
Modelo de Governança das Iniciativas de InovaçãoApresentação de Rodolfo Ribeiro da Silva no encontro CRI Nacional do dia 9 de março de 2016
Baixe o PDF
Apresentação CRI Nacional - 9 de março de 2016Apresentação inicial do encontro CRI Nacional de 9 de março de 2016
Baixe o PDF
Produtividade e InvestimentoBOLETIM: Março/2016 PESQUISA DE PRODUTIVIDADE
Baixe o PDF
Impactos da Indústria 4.0RESENHA: março de 2016 PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO
Baixe o PDF
Caminhos para a ProdutividadeO objetivo da pesquisa sobre produtividade é capturar as percepções dos executivos das empresas respondentes e sugerir ações de melhorias na busca pelo crescimento da produtividade no nível empresarial.
Baixe o PDF
Produtividade e EducaçãoRELATÓRIO TÉCNICO: Abril/2016 PESQUISA DE PRODUTIVIDADE
Baixe o PDF
Indústria 4.0 e inovação - valeria a pena investir?Relatório Técnico: Abril/2016 PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO
Baixe o PDF
Relatório CRI Minas - 4 de maio de 2016Relatório do encontro Relatório de CRI Minas do dia 4 de maio de 2016
Baixe o PDF
Arquivo - Conflito de Ideias - FDCArquivo Conflito de Ideias do CRI Minas de 4 de maio de 2016
Baixe o PDF
Por que não investir em inovação (ou por que inovamos de forma equivocada)Apresentação do professor Hugo Tadeu no encontro CRI Minas do dia 4 de maio de 2016.
Baixe o PDF
Apresentação CRI Minas 4 de maio de 2016Apresentação inivial do CRI Minas de 4 de maio de 2016.
Baixe o PDF
Inovação em Tempos de RecessãoApresentação de Marcos Maciel no CRI Minas de 4 de maio de 2016.
Baixe o PDF
Inovação em Foco - Guilherme DinizInovação em Foco - diálogos com executivos e pensadores entrevista Guilherme Diniz, gerente de projetos na Accenture.
Baixe o PDF
Inovação em Foco - Rodrigo ZeidanInovação em Foco - Diálogos com executivos e pensadores entrevista Rodrigo Zeidan, Rodrigo Zeidan é Professor de Economia e Finanças da Fundação Dom Cabral e da NYU Shanghai.
Baixe o PDF
Inovação em Foco - Arthur BezerraInovação em Foco - Diálogos com executivos e pensadores entrevista Arthur Bezerra
Baixe o PDF
Inovação em Foco - Rodrigo GomesInovação em Foco - Diálogos com executivos e pensadores entrevista Rodrigo Gomes, responsável pela gerência de inovação da Votorantim Metais.
Baixe o PDF
Inovação em Foco - André DuarteInovação em Foco - Diálogos com executivos e pensadores entrevista André Duarte, professor e pesquisador do Insper.
Baixe o PDF
Inovação em Foco - Ernesto Villela Inovação em Foco - Diálogos com executivos e pensadores entrevista Ernesto Villela, da Enox.
Baixe o PDF
Relatório CRI Nacional - 18 de maio de 2016Relatório do encontro do CRI Nacional do dia 18 de maio de 2016
Baixe o PDF
Indicadores de Valor Apresentação de Paulo Claro, da Embraer, no encontro do CRI Nacional do dia 18 de maio de 2016.
Baixe o PDF
Apresentação CRI Nacional - 18 de maio de 2016Apresentação de abertura do encontro do CRI Nacional do dia 18 de maio de 2016 feita pelo prof. Hugo Tadeu.
Baixe o PDF
A dinâmica do conhecimento, inovação e indicadores gerenciaisA presentação do prof. Dr. Fabricio Ziviani no CRI Nacional do dia 18 de maio de 2016
Baixe o PDF
Produtividade e InfraestruturaRELATÓRIO TÉCNICO: Maio/2016 PESQUISA DE PRODUTIVIDADE
Baixe o PDF
Caminhos para a Produtividade - Ambiente EconômicoO presente relatório é uma avaliação do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral (FDC) sobre o comportamento da produtividade no Brasil e no Mundo.
Baixe o PDF
Produtividade e Ambiente de NegóciosRelatório Técnico: Junho/2016 PESQUISA DE PRODUTIVIDADE
Baixe o PDF
Caminhos Produtividade - Indústria 4.0 e TecnologiaO objetivo da pesquisa sobre indústria 4.0 é capturar as percepções dos executivos das empresas respondentes e sugerir ações de melhorias na busca pelo crescimento da produtividade no nível empresarial.
Baixe o PDF
Relatório CRI Nacional- 13 de julho de 2016Relatório do encontro CRI Nacional realizado no dia 13 de julho de 2016
Baixe o PDF
Metodologias de Cenários Futuros - Ana AlmeidaApresentação feita por Ana Almeida no encontro CRI Nacional do dia 13 de julho de 2016
Baixe o PDF
Digitalização, Inovação e Desigualdade Relatório Técnico: Maio/2016 PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO
Baixe o PDF
Digitalização e Geração de EmpregosRelatório Técnico: Junho/2016 PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO
Baixe o PDF
Mensuração da Digitalização e Resultados Mundiais RELATÓRIO TÉCNICO: Julho/2016 PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃ
Baixe o PDF
Ganhos de Produtividade pela Gestão da Inovação Relatório Técnico: Julho/2016 PESQUISA DE PRODUTIVIDADE
Baixe o PDF
Ecossistema de InovaçãoApresentação feita por Mario Lott, da Embraer, no evento Rumos da Inovação, realizado no dia 17 de agosto de 2016.
Baixe o PDF
Ecossistema de Inovação - Marcos MacielApresentação feita por Marcos Maciel, Csem, no evento Rumos da Inovação, realizado em 17 agosto de 2016.
Baixe o PDF
Rumos da Inovação - Tech Forum IIApresentação feita por Marcos Fonseca, da GE, no evento Rumos da Inovação realizado no dia 17 de agosto de 2016.
Baixe o PDF
Futoro de P&D no BrasilApresentação feita por Ladislau Martin Neto, da Embrapa, no evento Rumos da Inovação, realizado no dia 17 de agosto de 2016,
Baixe o PDF
Inovação em ServiçosApresentação feita por Humberto Ribeiro, MEMORA, no evento Rumos da Inovação, realizado no dia 17 de agosto de 2016.
Baixe o PDF
Por que o Brasil precisa aprender a confiar na Inovação ColaborativaApresentação feita por Eduardo Plastino, Accenture, no evento Rumos da Inovação, realizado no dia 17 de agosto de 2016.
Baixe o PDF
Conectividade & Colaboração Apresentação feita por Argemiro Costa, da Pirelli, no evento Rumos da Inovação, realizado no dia 17 de agosto de 2016.
Baixe o PDF
Inovação e Tendências TecnológicasApresentação feita por Agostinho Villela, da IBM, no evento Rumos da Inovação, realizado no dia 17 de agosto de 2016.
Baixe o PDF
Mensuração da Digitalização e Resultados para a América Latina RELATÓRIO TÉCNICO: Agosto/2016 PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO
Baixe o PDF
Ranking de Produtividade – Análises de Dados Mundiais e Evidências sobre o BrasilRelatório Global Ranking de Produtividade PESQUISA DE PRODUTIVIDADE
Baixe o PDF
Produtividade no Contexto Mundial BOLETIM: Julho/2016 PESQUISA DE PRODUTIVIDADE
Baixe o PDF
Relatório CRI Nacional - 14 de setembro de 2016Relatório do CRI Nacional realizado no dia 14 de setembro de 2016
Baixe o PDF
Como você garante que sua equipe na ponta entenda e aplique sua estratégia?Apresentação feita por Greg Bateman (Indica) no CRI Nacional realizado no dia 14 de setembro.
Baixe o PDF
Enterprises SAAS for LogisticsApresentação feita por Gabriel Drummond, da Intelipost, no CRI Nacional realizado no dia 17 de setembro de 2016.
Baixe o PDF
Produtividade no Contexto Mundial: onde e porque a produtividade tem caído?BOLETIM: Agosto/2016 PESQUISA DE PRODUTIVIDADE
Baixe o PDF
Quais os determinantes dos avanços tecnológicos? Avanços tecnológicos e inserção internacional brasileiraBOLETIM: Setembro/2016 PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO
Baixe o PDF
Relatório CRI Minas - 5 de outubro de 2016Relatório do evento CRI Minas realizado no dia 5 de outubro de 2016.
Baixe o PDF
Quando Davi e Golias Apertam as MãosInfográfico apresentado durante o CRI Minas do dia 5 de outubro de 2016.
Baixe o PDF
O Mundo do Grande e o Mundo do Pequeno Apresentação feita por Marcelo Salim, do IBMEC, no encontro do CRI Minas realizado no dia 5 de outubro de 2016
Baixe o PDF
O Pequeno dentro do Mundo do Grande Apresentação feita por Maíra Rabelo (M2Agro) durante o encontro CRI Minas do dia 5 de outubro de 2016.
Baixe o PDF
Programa de Capacitação para EmpreendedoresApresentação de Luiz Gustavo Ortega, da Braskem, apresentada no encontro CRI Minas do dia 5 de outubro de 2016.
Baixe o PDF
Minas, o lugar certo para inovarApresentação de Leonardo Dias, da SECTES, durante o CRI Minas do dia 5 de outubro de 2016.
Baixe o PDF
Inovação Tecnológica: quais os Reais Benefícios?BOLETIM: Outubro/2016 PESQUISA SOBRE DIGITALIZAÇÃO
Baixe o PDF
Como a produtividade tem afetado a competitividade internacionalBOLETIM: Outubro/2016 PESQUISA DE PRODUTIVIDADE
Baixe o PDF
Relatório CRI Minas - 23 de novembro de 2016Relatório do encontro CRI Minas realizado no dia 23 de novembro de 2016.
Baixe o PDF
Infográfico - Equipes de Inovação com Alta ProdutividadeInfográfico - Equipes de Inovação com Alta Produtividade
Baixe o PDF
Equipes de Inovação com Alta Produtividade - Rodrigo GomesApresentação de Rodrigo Gomes (Votorantim Metais) durante o evento Equipes de Inovação com Alta Produtividade.
Baixe o PDF
Equipes de Inovação com Alta Produtividade - Marcos MacielApresentação de Marcos Maciel (CSEM Brasil) durante o evento Equipes de Inovação com Alta Produtividade.
Baixe o PDF
Equipes de Inovação com Alta Produtividade - Ikhlaq SidhuApresentação de Ikhlaq Sidhu (University of California at Berkeley) durante o evento Equipes de Inovação com Alta Produtividade.
Baixe o PDF
Apresentação de abertura - Equipes de Inovação com Alta ProdutividadeApresentação de abertura do Equipes de Inovação com Alta Produtividade feita pela prof. Ana Burcharth
Baixe o PDF
Ranking de Produtividade – Análises de Dados Mundiais e Evidências sobre o BrasilRelatório Global PESQUISA DE PRODUTIVIDADe
Baixe o PDF
Workshop Maker - Dante LopesApresentação de Dante Lopes (Empreendi na Rede) durante o Workshop Maker - Colocando em prática ferramentas de prototipagem.
Baixe o PDF
Entre em Contato

Entre em contato com a Fundação Dom Cabral pelo telefone 0800 941 9200 ou pelo e-mail atendimento@fdc.org.br ou preencha ou formulário abaixo. Retornaremos o mais rápido possível.

750 caracteres

Enviar
Sua mensagem foi enviada com sucesso!
Em breve entraremos em contato.
Não foi possível enviar a sua mensagem!
Por favor preencha os dados obrigatórios.